domingo, 6 de outubro de 2019

Rabbit's Moon de Kenneth Anger





Rabbit's Moon é um curta-metragem de vanguarda do cineasta americano Kenneth Anger. "A Lua de Coelho" (La Lune des lapins, em francês) foi filmado em Paris em 1950. O cineasta havia se mudado para Paris depois de receber uma carta de Jean Cocteau, que admirava seu filme Fireworks. Cocteau levou Anger sob suas asas ao chegar na cidade européia.

O filme revela o fascínio de Anger pelo cinema mudo, lembrando Georges Méliès. Rabbit's Moon é "um sonho lunar utilizando a figura clássica de pantomima de Pierrot em um encontro com uma lanterna brincalhona e encantada", como Anger disse a P. Adams Sitney (co-fundador do Anthology Film Archives). Para o filme, Anger criou uma floresta noturna inteira com folhas e árvores pintadas à mão, mas ele foi expulso do estúdio antes que pudesse terminar de filmar. Ele armazenou o filme nos arquivos da Cinémathèque Française até 1970. Existem duas versões do curta. Filmado em 1950, Rabbit's Moon não foi concluído (nem foi lançado) até 1972.  Kenneth Anger finalizou o filme vinte anos depois que suas filmagens em Paris foram interrompidas. Anger relançou o filme em 1979, acelerando e com uma trilha sonora diferente. Produzido por Pierre Braunberger, câmera de Tourjansky, preparação de Henri Langlois, a mímica de Marcel Marceau. Com atuação de Claude Revenant, André Soubeyran e Nadine Valence.

Filmado sob um filtro azul e colocado dentro de uma clareira arborizada durante a noite, o enredo gira em torno de um palhaço, Pierrot, seu desejo pela lua (em que vive um coelho - um conceito encontrado no folclore japonês na cultura do Leste Asiático e nas mitologias astecas) em tentativas inúteis de pular e pegá-lo. Combinando os personagens clássicos da Commedia dell'arte, como a Columbina e as zombarias do Harlequin, Rabbit's Moon é um filme sonhador e extravagante sobre a fantasia do inatingível (a lua) e a artificialidade do cinema (as aparições que vêm à luz através de uma lanterna mágica. Posteriormente, outro palhaço (Harlequin) aparece e brinca com Pierrot, mostrando-lhe Columbina, por quem ele parece se apaixonar.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Seguidores