sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Figuras da Dança







" Figuras da Dança" é um programa que enfoca o percurso artístico de cinco importantes nomes da dança brasileira a cada temporada, tendo como base depoimentos dos próprios homenageados e imagens de arquivos.
Originalmente transmitido pela TV Cultura, a série é um projeto da São Paulo Companhia de Dança com direção de Inês Bogéa e Sergio Roizenblit.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Sutil Cia de Dança - O Encontro (vídeodança)





FICHA TÉCNICA



Criação e Dança: Ádia Freitas e Tailliny Ávila

Figurino: Rodrigo Avilla

Filmagem: Alessandra Simioni

Foto: Aparecida Antônia

Direção e Edição: Ádia Freitas

Trilha Sonora: David Thomaz



Partindo da inter-relação entre dança e audiovisual, o vídeodança surgiu como um processo investigativo inicial da obra “Olha para mim”, e das perspectivas entre dança e corpo na tela como ferramenta potencializadora de expressão.
Duas bailarinas se apropriam de suas memórias corporais sob a hipótese do que move o ser humano em busca de sentir-se completo. O experimento propõe desenvolver uma dramaturgia visual a partir da intimidade corporal entre elas, que investigam o movimento a partir do corpo sutil, proposta que permanece como base na pesquisa corporal da companhia. Em seu processo criativo buscou-se expor a fragilidade corporal e o contato físico.

Mulheres de Linha - Video dança





No sertão do Brasil central, morada de berço d´água, árvores tortas e medicinais, onde a poeira benze e o fogo faz renascer sua flora e fauna, existe um universo criado e mantido por mãos femininas. Um mundo de várias. Um mundo das linhas. E nas linhas das fiações, tecelagem e bordados do sertão adentro dos gerais, uma trama de narrativas femininas permeada por cantorias, musicalidade, festa. Um modo de (re)existirem como mulheres cerratenses. Criado com o fomento do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, e com o Fomento a Pesquisa FAPESP (Programa de Pós Graduação em Artes da Cena/Unicamp), a video dança Mulheres de Linhas traz um percurso de pesquisa e criação em dança resultante de uma imersão de 10 meses no Vale do Rio Urucuia (Norte de Minas Gerais) com sua mulheres de linhas e sua relação imbricada com a paisagem do cerrado." Toda a filmagem foi realizada na região do Vale do Rio Urucuia

FICHA TÉCNICA
Direção geral e pesquisa: Maria Fernanda Miranda
Direção Cênica: Renata Lima
Roteiro: Paulo Miranda e Maria Fernanda Miranda
Direção de Fotografia: Diego Zanotti
Captação de Audio: Guilherme Nogueira
Montagem: Paulo Miranda (Mandra Filmes)
Edição de Audio: Guilherme Nogueira e Thiago Camargo (Mandra Filmes)
Figurino: Renata Caetano
Trilha: Mestre Sebastião Rodrigues Pereira
Interpretes-criadoras: Tainá Barreto e Maria Fernanda Miranda
Participação especial: Ladyjane Macedo
Fiandeira Convidada: Conceição Lorença Leite



Seguidores